O comportamento dos consumidores tem vindo a alterar-se de forma acelerada para uma lógica cada vez mais digital. Este perfil de consumidor realiza frequentemente pesquisas online sobre os produtos de que necessita, bem como farmácias mais próximas da sua localização.
Os dispositivos móveis, smartphones, e o acesso à Internet são elementos facilitadores para que estas pesquisas ocorram de forma frequente. Assim, o recurso à Internet e em particular às redes sociais para as mais variadas pesquisas é uma realidade transversal às diferentes gerações.
Deste modo, e após uma definição de objetivos e estratégia de comunicação, a farmácia poderá, através das redes sociais, estreitar o seu relacionamento com os clientes, bem como elevar a sua reputação e confiança.
As redes sociais são, portanto, uma ferramenta fundamental para ajudar a reforçar a estratégia de comunicação das farmácias.
Por outro lado, o recurso à Internet e às redes sociais por parte dos profissionais de saúde e dos doentes tem vindo a aumentar, no sentido da pesquisa de informação sobre saúde.
De salientar, portanto, a oportunidade para as farmácias agregarem valor através da partilha de conteúdos relacionados, por exemplo, com boas práticas em saúde. Assim, numa vertente de perceção da sua marca, uma farmácia poderá ainda:
- desenvolver a notoriedade;
- aumentar a credibilidade;
- trabalhar a reputação;
- ser reconhecida como uma autoridade;
- fidelizar clientes;
- atrair novos clientes.
Fonte: Briefing